مواضيع عشوائية

Falando Um Pouco Sobre Sensores de Temperatura NTC

Falando Um Pouco Sobre Sensores de Temperatura NTC

(Seguindo as ótimas matérias que Ricardo Politi “vem trazendo a tona”, resolvi, também expressar-me sobre o assunto).

N T C - Trata-se de uma resistência com Coeficiente Negativo de Temperatura, (NTC)... Seu valor resistivo diminui com aumento da temperatura... Inversamente, ao diminuir sua temperatura (“ficar mais frio”), a resistência aumenta.

Apenas como exemplo, em aparelhos de ar condicionado convencional, encontramos dois sensores.

• Sensor de Ambiente.

• Sensor Degelo.

Quanto aos aspectos físicos, são diferentes (pois um deles está envolto em uma capsula metálica), no entanto seus valores resistivos, em temperatura de 25°C precisam ser de acordo com o gráfico exigido pela máquina.

Estando sua resistência fora dos parâmetros ideais iniciarem-se os problemas... Geralmente a máquina desliga em seguida ou após algum tempo.

Ao verificar sensores, confira:

• Valor resistivo... Preferencialmente meça mergulhado em um copo d’agua a 25°C.

• Fique atento a contatos dos mesmos junto à placa... Um mau contato põe tudo a perder... Verifique conectores, soldas frias ou trilhas quebradas... Qualquer interrupção inibe as informações enviadas ao micro.

Meça as tensões junto as terminais dos sensores, tendo como referencia o GND (negativo) correto.

Caso “a alimentação dos sensores” seja 5 v DC, observe o seguinte:

• Tensão de 4,5V ou acima, indica sensor aberto.

• Tensão de 0,5V ou abaixo, indica sensor em curto.

• Tensão “entre 0,6V a 4,4V” indica sensor normal (*).

(*) “Sensor normal, vírgula, desconfie até das melhores famílias”... Em um recipiente contendo agua a 25°C, mergulhe o sensor e meça sua resistência de acordo com sua respectiva tabela (gráfico).

A faixa de tensão e resistência é de extrema importância... Estando fora dos parâmetros, “tire o cavalinho da chuva”, que a máquina não irá funcionar adequadamente.

Um mau contato põe tudo a perder... Portanto, junto à placa verifique conectores, solda fria ou trilha quebrada... Qualquer interrupção inibe a informação que deveria seguir ao Micro.

Estando o sensor ambiente defeituoso, obrigatoriamente terá que ser substituído por um NTC de valor adequado.

Quanto ao sensor da serpentina, em equipamentos Split convencionais (só frio, em locais quentes), numa eventual emergência, quando em campo (portanto provisoriamente), é possível substituir por um resistor de valor fixo igual ao do NTC original em 25°C... Na pratica solde diretamente junto ao circuito da placa.

Pense nisto e boa sorte!

Nestor Paulo Steffler
Laboratório Técnico Climatize

Campo Novo do Parecis – MT


تعليقات