Respondendo algumas das amigos do grupo.
1- Todos os compressores Inverter são DC. Isto quer dizer que se você colocar uma tensao de 220V AC nos bornes dele para testa-lo ele vai queimar na hora.
2- Nao tem como funciona-lo na bancada sem a placa da condensadora. A placa vai pegar a tensao de entrada do equipamento 220V AC e tranforma-la em 143V - 220V DC.
3- O que varia no inverter é a frequência e nao a voltagem. A sua frequencia pode variar de 18HZ ate 123 HZ. Esta frequência varia de fabricante para fabricante.
O controle dessa variação tanto do motor do condensador como do compressor é feita por 5 sensores instalados em pontos estratégicos para controle . Cada sensor tem a sua função definida na placa e trabalham todos em conjunto. Caso aja a falha de algum desses sensores, poderá ocorrer o desligamento da unidade. A ocorrencia de falhas em sensores é muito grande. Para cada sensor existe uma resistência ohmica particular, que deve ser medido por um multímetro de boa qualidade ( Fluke) pois vamos trabalhar com tolerância mínimas de resistência. E é claro temos que observar a temperatura ambiente para essas medicoes hem como uma tabela de termistores. Nao se teve fazer essas manutenções com a maquina instalada no cliente, por se tratar de medições precisas, onde a maquina esteja desmontada em uma bancada para esses testes.
4- Caso voce nao tenha a placa como testa-lo de maneira parcial?
O teste é bastante similar aos rotativos AC.
a) Teste massa
b) Teste interligação entre as bobinas
c) Faça a medição fas bobinas
OBS: Aqui esta um dos segredos
1- A medição entre os bornes 1 - 2 - 3 do compressor nao pode ser superior a 1 ohms. Isto quer dizer que ele vai ter uma resistencia de 0,6 ou 0,7 Ohms.
2- Nao é possível você descobrir como no compressor convencional :
Comum
Marcha
Partida
Isto porque todas as resistências vão ser iguais.
Voce terá que buscar junto a tampa dos bornes qual é cada um deles.
Caso o compressor nao tenha esta tampa somente o manual de manutenção vai ter essa orientação.
5- Você nao pode usar compressor de outra marca sem ser o mesmo fornecedor do original, isto por que a frequência de trabalho de cada fabricante do compressor muda.
Nessas maquinas inverter existe muitas particularidades.
As placas mudam de fabricante para fabricante, assim o funcionamento da placa também.
Por isso nao se pode padronizar o funcionamemto dessas maquinas. O que se precisa entender é como a placa entende cada informação dos sensores. E isso varia muito.
Poucos profissionais vão se qualificar no mercado para dar manutenção nessas máquinas.
Por isso tente buscar conhecimento em escolas, Senai, ou treinamentos de qualidade, mesmo que voce tenha que se deslocar de sua cidade de origem para outros centros.
Espero ter atendido as perguntas dos nosso amigos do grupo. Sabendo que infelizmente alguns membros ainda precisam aprender que tudo nessa vida tem um preço. Para se ter conhecimento a necessidade de muito estudo, muitas noites de sono perdidas, muitos dias fora de casa em treinamento, e é muito cômodo, receber informações sem esforço nenhum. Peguem todos os manuais, leiam com atenção. Tire um tempo para estudar. Reflita sobre o que leu. Coloque em prática no seu dia a dia.
Qualquer outra pergunta estou a disposição para respostas.
Abraço a todos e um otimo final de semana.